"Servir a comunidade e a família, garantindo educação de qualidade, assegurando acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos, promovendo uma cultura para a paz e a justiça. Num processo de melhoria contínua" - Missão da Secretaria Municipal de Franca - SP

quinta-feira, 19 de maio de 2011

"A galinha que criava um ratinho"

As professoras dos 3º anos do período da tarde, Karina e Silmara compartilham conosco atividades de leitura do 1º bimestre:



1º momento:
Levamos para a sala de aula imagens, manchetes e notícias sobre casos em que animais de uma espécie adotam filhotes de outra espécie. Compartilhamos com os alunos.
Em roda de conversa abordamos o assunto:
“Vocês já viram na TV ou ouviram sobre algum bicho de uma espécie adotar um filhote de outra espécie?” Como, por exemplo, um filhote de gatinho que foi abandonado na rua ser adotado por uma cachorra que ganhou filhotes.
Também abordamos a questão da adoção.

2º momento:
Apresentamos o livro "Histórias à Brasileira" aos alunos.
Mostramos a capa e a contracapa do livro. Lemos o título da obra com o intuito de que os alunos antecipassem o que leriam, sem ainda tê-la aberto.
Exploramos bem as ilustrações:
*Que figuras há na capa?
*Parece que há duas crianças? O que elas estão fazendo?
*Parece que também há uma mulher deitada. O que ela está fazendo? O que tem na sua mão?
*E os bichos, o que fazem?
Analisamos o nome do livro com os alunos procuramos dar sentido a expressão: ""Histórias à Brasileira".
Informamos que "Ana Maria Machado"' reconta nesta obra várias histórias da tradição oral. Falamos também sobre "Odilon Moraes", o ilustrador, e juntos observamos uma pequena biografia de ambos.

3º momento:
Em roda de conversa:
* Antecipamos a leitura fazendo inferências quanto ao título do conto e, através da imagem (ampliada), fizemos inferências sobre a história.
* Observamos e exploramos detalhes da imagem que representa o meio da história criamos um final coletivo usando gravador.
*Realizamos a leitura do conto.
* Verificamos a compreensão da história através do reconto.



4º momento:
Reescrita em grupos do início da história.





5º momento:

Confecção dos materiais para caracterização dos personagens e dramatização.


6º momento:

Dramatização da história.


Um comentário: